Artigos e Notícias

BANDA JOVEM REPRESENTA: DOIS DEDOS DE PROSA, COM MAESTRO COELHO

O maestro da banda jovem e da orquestra de violas, conta os desafios da profissão e fala sobre as metas dos próximos anos.

IMG_1033Nesta quarta (09), o maestro das bandas marcial, jovem e orquestra de viola, Geraldo Coelho, comenta a trajetória como professor de música desde 2009, em Bom Jesus dos Perdões. E mostra como o apoio dado na atual gestão influencia na continuidade do projeto. Fora o impacto que a banda tem na vida dos jovens de Bom Jesus, mudando o rumo da vida de muitos. Confira a entrevista exclusiva:

Desde a época em que o senhor iniciou o trabalho, em algumas escolas, com o projeto “Santuário da Música”, o crescimento é visível. Como começou essa trajetória frente a banda musical?

Quando fui convidado para comandar o projeto “Santuário da Música” da educação, em 2009, tive acesso a secretaria da educação, onde encontrei instrumentos de fanfarras encostados. Eu perguntei a secretária de educação, na época, se podia utiliza-los, fora as flautas e trompetes que tínhamos. Ela me perguntou: “Mas você sabe usar? ”. Eu, acanhado, respondi: “um pouquinho”. E nós fizemos a nossa primeira apresentação 3 meses depois daquilo.

A nossa banda tem incentivo por parte da secretaria de cultura? Vocês se sentem abraçados?

Claro, a ajuda da Ana Lúcia é um diferencial dos últimos tempos, realmente só tenho a elogiar o trabalho dela a frente da secretaria. Compramos instrumentos pequenos para a banda marcial, coisa que não tínhamos, vai ficar ainda mais bonito.

Hoje a banda jovem tem quase 40 integrantes – começou com 28, como o senhor me disse. Imagino que deve sofrer muito com a rotatividade? Como conseguir conciliar esse fluxo com os ensaios e músicas novas?

Infelizmente sempre teve, eles crescem, precisam trabalhar e a gente não tem como segurar, mas dá dó, pois teriam um lindo caminho pela frente. É difícil conseguir levar o trabalho, mas com a ajuda de todos, temos um repertório de mais de 80 músicas. Coisa rara para uma banda com esse número de integrantes, agora mesmo vamos ensaiar mais 3!

Indo para o lado social, Professor. Qual é a importância do projeto para essas crianças, que muitas das vezes, estariam na rua, com más companhias. Quão grande é a influência da música na vida desses jovens?

Pergunta para as professoras deles o tamanho da diferença dessa garotada na sala de aula. O antes e depois da música. O aluno é outro. Por exemplo o João (aluno da banda) bem no início, fui na escola dele e a professora me perguntou: “O que você fez com esse menino? ”, mas eu digo que não foi eu, especificamente, mas sim, a disciplina que a música exige, muda completamente o ser humano.

No âmbito familiar, modifica o olhar? O senhor acha que a partir do jovem, muda o pensamento da família inteira?

Mas é claro, o pessoal daqui jamais imaginaria ter os filhos na sala São Paulo, mas tivemos. É música séria que, certamente, vão levar para a vida. Para uma mãe, mil vezes o filho com o trompete na mão, do que uma garrafa!

Qual é importância da banda marcial, já que trabalha com os mais novos?

É importante pois formamos o músico, é difícil pelo mesmo motivo. Mas dá orgulho ver os pequenos tendo noção de música, levando o estudo para a vida. Aqui temos a teoria, eles aprendem música de verdade. E anualmente já passo alguns alunos para a banda musical. Aqui temos um grande diferencial, todos os músicos são de Bom Jesus, fruto da terra. Em outras bandas, temos alunos de várias cidades, aqui temos só perdoenses!

IMG_9870


Categoria: Educação

TRADIÇÃO NÃO FALTA

A festa mais tradicional de agosto abraçou os artistas perdoenses. Na edição de 2017, a organização deu ênfase em artistas da região para realizar a festa do padroeiro.

Na manhã deste sábado (05), as tradicionais congadas se apresentaram nas ruas de Bom Jesus dos Perdões, partindo do santuário de Bom Jesus. As congadas de: São Benedito e Santa Efigênia de Mogi das Cruzes, Azul de Atibaia e a de Socorro fizeram o trajeto pelo centro, animando comércios e transeuntes.

Para a coordenadora de cultura, Ana Lucia Almeida, as apresentações que visam resgatar a cultura da cidade é um reforço enorme para o patrimônio perdoense. “Não adianta arrancarmos raízes para cultivar outras culturas, fazer isso, é fadar a nossa a morte”, enfatizou Ana.

Almeida relembrou os desfiles cívicos de maio, e voltou a lembrar como são grandiosos os costumes locais. “Já fizemos os desfiles no início do ano, agora com as congadas, a alvorada e a novena, faremos uma linda festa privilegiando o que é nosso”, declarou Almeida.

PRESERVAR A NOSSA CULTURA. A edição de 2017 teve como princípio privilegiar os artistas da cidade. Nos palcos passaram nomes como Ruy Brissac, Banda Jovem e outros. Para a aposentada, dona Rosa, dar palco para os artistas da cidade é “a melhor maneira de impulsionar a pratica cultural no município”, declarou.

Foto: Enio Ricanelo/Departamento de comunicação.

 


Categoria: Educação

PREFEITO BUSCA RECURSOS PARA A EDUCAÇÃO

Sérgio Ferreira, juntamente com deputado, procura investimentos para a educação do município.

Na tarde desta terça, 08, o prefeito na companhia do deputado Edmir Chedid, e o secretário de Governo, Marcos Galvez, estiveram na secretaria de educação do estado em reunião com o secretário José Roberto Nalini. Buscando recursos para a educação municipal.

Na pauta da reunião o prefeito requereu investimento para a merenda municipal, e reivindicando a construção de duas salas de aulas na escola Manoel Ferraz, que segundo Sérgio “tem uma carga grande de alunos e atende dois bairros do município”.

Além das salas, a prefeitura conseguiu a implantação da cozinha piloto, para mapear todo o destino da merenda municipal, como diz o prefeito, “vamos evitar o desperdício ao máximo”, finalizou.

20728172_1421705254550877_3995299326544395918_n

 


Categoria: Educação

FESTA MARCA HISTÓRIA EM BOM JESUS

A festa mais tradicional de agosto, marca história pela criação de rua para representar ilustres perdoenses.

Foto e texto: Enio Ricanelo/Departamento de Comunicação.

Foto: Enio Ricanelo/ Departamento de Comunicação.

Foto: Enio Ricanelo/ Departamento de Comunicação.

Na semana do dia 06, se realizou em Bom Jesus dos Perdões a tradicional festa do padroeiro. Foram 4 dias de evento contanto com 2 ambientes especialmente preparados para o festejo. Nesta edição, a 312º, a cidade ganhou o espaço Ajutitiba, que visa prestigiar a história do município. Nos 2 palcos foram mais de 20 atrações, tornando a festa ainda mais pluralizada.

O desafio da montagem de 2017 fora a separação das barracas por categoria, roupas com roupas, alimentos com alimentos, coisa que é “primordial para a higiene”, disse a coordenadora de cultura Ana Almeida. A responsável pelo evento também declarou que a mudança “auxiliou na fluidez da festa”.

O prefeito Sérgio Ferreira, fez questão de ressaltar que a festa é da família perdoense. “Como prefeito dessa linda cidade, é resgatar isso (a família), trazer a família as ruas de Bom Jesus. Só assim teremos uma cidade como queremos”, declarou em discurso na rádio festa ao lado do pároco Celso. Para o seu Álvaro Marinho, festeiro com mais de 70 anos, essa edição foi a mais família. “Vim na festa até na barriga da minha mãe, dos últimos anos nunca vi tanta família vindo prestigiar o evento”, disse.

Álvaro, que já não mora em Perdões, diz fazer questão de vir de Serra Negra, só para curtir a festa ao lado dos filhos, “posso estar no outro lado do estado, venho mesmo assim, amo esse clima que Bom Jesus proporciona”, finalizou.

RUA AJURITIBA, RESGATANDO TRADIÇÕES. Para homenagear os moradores de Bom Jesus nascidos nos anos de 1944 a 1947. Quando a cidade “mudou de nome” para Ajuritiba em virtude da igualdade com o nome da cidade de minas.

Morada dos pássaros –ou ajuritiba, não durou muito tempo, mas a história está marcada em inúmeros registros, como conta dona Therezinha, professora de mais 30 gerações perdoenses. Nascida antes de Ajuritiba. “Nasci anos antes, mas lembro da época que tivemos que mudar de nome por conta do Bom Jesus de Minas, mas não durou muito tempo”, declarou a eterna professorinha de Bom Jesus. Dona Therezinha ainda ressaltou a importância de se resgatar a história do município, “é muito legal, pois a nossa juventude precisa ver o tamanho da nossa tradição”, finalizou.

IMG_1368

Foto: Enio Ricanelo/Departamento de Comunicação.


Categoria: Educação

DEPUTADO CAUÊ MACRIS VISITA BOM JESUS

O presidente da ALESP faz visita para Bom Jesus para encaminhar recursos e auxiliar nos pedidos realizados.

IMG_1410

Foto: Enio Ricanelo/Departamento de Comunicação.

Nesta quinta (27), Bom Jesus recebeu a visita do deputado estadual, e presidente da ALESP, Cauê Macris. Na recepção do parlamentar estava o prefeito Sérgio Ferreira, a vice Rose da Farmácia e o prefeito de Piracaia, Silvino Cintra.

Num segundo momento, juntamente com o prefeito, o deputado seguiu para o “1ºEncontro dos Servidores na Administração e Gestão Pública”. Na oportunidade Cauê ressaltou as dificuldades que é gerir uma instituição “Nós devemos trabalhar juntos. Nós jovens, de idade ou mentalidade, faremos a diferença e sei que Sérgio já começou a mudança”, declarou.

O prefeito Sérgio, no mesmo encontro, fez questão de ressaltar a situação financeira do município. “Avançamos, pagamos, continuaremos a pagar, e vamos começar a crescer. Na campanha, juntamente com a nossa vice Rose, sempre falei que tomaríamos um remédio amargo, juntos. Mas temos em mente que iremos, juntamente com o país, melhorar”, disse Sérgio. Na sequência a gestora da Dynamic Air, Patrícia Fernandes, ministrou uma palestra sobrea a importância do comprometimento, na vida particular e na carreira profissional.

REUNIÃO NA CÂMARA DE VEREADORES

IMG_1531

Foto: Enio Ricanelo/Departamento de Comunicação.

Prosseguindo a agenda, as autoridades se reuniram na câmara municipal para debater com o deputado possíveis auxílios para o Perdões. Na mesa da reunião estiveram os vereadores Bruno Ferreira, Paulo da Elvira e Lula do Açougue, o secretário do desenvolvimento Arlindo Caruso, a delegada da polícia civil Drª Nagya, Major Alexandre Pinheiro, Drº Marcelo Passos e Drº Carlos Silva que representava o presidente da câmara.

Na pauta pedidos para reforço da segurança pública, investimento para o esporte, cultura e infraestrutura do município.

Texto e Foto: Enio Ricanelo/ Departamento de Comunicação.

 


Categoria: Educação

Prefeito encontra Governador Geraldo Alckmin

Prefeito Sérgio Ferreira esteve na manhã desta segunda-feira, 24, em Nazaré Paulista, acompanhando o governador Geraldo Alckmin, na obra de interligação da represa Jaguari – Atibainha. Estiveram presentes ainda os secretários, William Baldim de Finanças, Arlindo Caruso Filho de Desenvolvimento e o vereador Bruno Ferreira.


Categoria: Educação

Obras: A prefeitura realiza consertos pontuais na cidade.

A prefeitura trabalha em melhorias no município. 

Nesta segunda (24), os funcionários da prefeitura iniciaram a limpeza dos canteiros da Av. Eliseu Correa Dias e entraram na fase final da construção do muro de contenção e calçada na Av. Heinrich Reismann. Nos canteiros, a equipe de limpeza, já concluiu uma extensão da via. No dia de amanhã será concluída a segunda parte da obra. O gabião construído na Reismann já teve a base toda armada, os profissionais trabalham agora para aterrar e colocar grama no local, feito isso, será construída a calçada para os pedestres.


Categoria: Educação

Obra de reconstrução na Heinrich Reismann

Nesta quinta (20), a prefeitura realiza a construção do muro de apoio na Av. Heinrich Reismann. Na obra os engenheiros da prefeitura abrirão um espaço extra no pé do muro, coisa que não existia, para viabilizar o transito de pessoas na calçada e dar mais segurança à população do local.
A via ficará interditada até sexta, para que as obras possam prosseguir tranquilamente. No novo muro se utilizará a tecnologia de Gabiao, tal como feita na avenida Bom Jesus. Segundo o secretário de obras, Rodrigo de Moraes, essa reforma trará mais segurança para moradores do local. “A tecnologia que utilizaremos será importante, pois é mais reforçada. E outra, teremos mais espaço para os moradores passarem, na realidade faremos uma calçada, coisa que não existia”, disse.

Foto: Enio Ricanelo/ Dep. de Comunicação

Foto: Enio Ricanelo/ Dep. de Comunicação


Categoria: Educação

Interdição na Av. Santos Dumont

A partir da próxima segunda-feira, 19/06/2017, a Avenida Santos Dumont estará totalmente interditada no trecho situado entre o Espetinho do Loro até o Barbosa Imóveis para recuperação da pavimentação. A interdição é importante para que seja feito o trabalho de correção dos danos existentes na rua.

O itinerário do ônibus que passa pelo Parque Hortênsia será desviado para a Avenida Bom Jesus (Marginal), entrará pela Av. Tiradentes (ao lado do Ginásio de Esportes) e chegará até a rodoviária, seguindo então seu trajeto normal. No sentido inverso o desvio será o mesmo.  Os pontos localizados no trecho interditado serão transferidos para a rodoviária e do lado oposto na esquina da Av. Brasil em frente à loja de moto.

Pedimos desculpas pelos transtornos e desde já agradecemos pela compreensão!

 

santos

 

 


Categoria: Educação