Administração - Segunda-feira, 01 de Janeiro de 2018

SEGURANÇA PÚBLICA EM PERDÕES CONTA COM NOVOS ALIADOS

Na manhã de hoje (20) o Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública (GGI) se reuniu em Bom Jesus dos Perdões para tratar de assuntos relacionados à segurança pública e planejar novas ações estratégicas e medidas para prevenir a violência no município.
O Comandante da Terceira Companhia, Capitão Wanderley Turolla e o Sargento da Polícia Militar, Edison Machado, mostraram formas de integração com as instituições de segurança pública e também a importância da participação da população nesta nova ação. “O GGI é um canal direto da população com os órgãos públicos de segurança. Ele une o policiamento de Atibaia, Perdões e Piracaia no combate ao crime”, explicou o Capitão Turolla.
Pensando em oficializar a ação, o prefeito Sergio Ferreira, irá apresentar à Câmara Municipal o Projeto de Lei que cria oficialmente o Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública na cidade. “O GGI trata-se de um fórum deliberativo e executivo, que atua em consenso e sem hierarquia, garantindo respeito à autonomia de cada um dos órgãos que o compõem. Suas ações são coletivas. Não só do prefeito, não só da polícia, mas sim do grupo GGI como um todo”, completou o Prefeito.
Também foi destacado durante a reunião a necessidade da cooperação do morador com o trabalho do poder público e da polícia militar por meio de denúncias. “A sociedade tem que estar envolvida com as ações de segurança, denunciar algo estranho, o governo já oferece ferramentas para coibir o tráfico e outros problemas.
O prefeito Sérgio Ferreira, aproveitou a oportunidade e agradeceu o trabalho feito pela Polícia Militar no carnaval da cidade, onde não foram registradas ocorrências. As reuniões do GGI acontecem quinzenalmente, sempre as terça-feira, às 10h, na Prefeitura de Bom Jesus dos Perdões.

Gabinete de Gestão Integrada
O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) foi concebido no âmbito do Sistema Único de Segurança Pública, com o objetivo de ser um espaço de interlocução permanente entre as instituições do sistema de justiça criminal e os órgãos de segurança pública, para debater e propor ações de redução à violência e criminalidade. Trata-se de um fórum deliberativo e executivo, que atua em consenso e sem hierarquia, garantindo respeito à autonomia de cada uma dos órgãos que o compõem. Existem Gabinetes de Gestão Integrada Estaduais, Municipais, Distrital, de Fronteira e Regionais, a exemplo do GGI do Entorno do Distrito Federal.
Além de identificar as demandas prioritárias da comunidade, difundir a filosofia de gestão integrada em segurança pública e elaborar um planejamento estratégico das ações a serem executadas em âmbito local, o GGI auxilia na implementação das políticas vinculadas ao Plano Nacional de Segurança Pública e aos planos estaduais, distrital e municipais; estabelece uma rede de intercâmbio de informações, experiências e práticas de gestão e cria indicadores que possam medir a eficiência do sistema de segurança pública.

Mais informações:
O Sinesp
O Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisional e sobre Drogas (Sinesp) é uma plataforma de informações integradas, que possibilita consultas operacionais, investigativas e estratégicas sobre segurança pública implementado em parceria com os entes federados.
Ele foi criado através pela Lei nº 12.681, de 04 de julho de 2012 com a finalidade de armazenar, tratar dados e informações para auxiliar na formulação, implementação, execução, acompanhamento e avaliação das políticas relacionadas com segurança pública, sistema prisional e execução penal, enfrentamento do tráfico de crack e outras drogas ilícitas.

Mais informações: