Saúde - Quinta-feira, 28 de Abril de 2022

AÇÃO DE ORIENTAÇÃO

Leishmaniose

AÇÃO DE ORIENTAÇÃO

A Prefeitura Municipal de Bom Jesus dos Perdões, através do Controle de Zoonoses - Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a SUCEN, iniciaram nesta quarta-feira (27/04) as ações de Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral (LV), que pode afetar cães e humanos.

Essa ações estão sendo feitas no bairro Santa Maria, para saber mais a respeito, entre em contato pelo telefone: 11 4012-7583.

O que é a Leishmaniose Visceral ?

A leishmaniose visceral (LV), conhecida popularmente como calazar ou febre dundun, é uma zoonose causada por um protozoário do gênero Leishmania, transmitido aos humanos e outros animais por meio da picada da fêmea de insetos (mosquito-palha), que se infectam ao se alimentar do sangue de animais infectados, principalmente o cão que no Brasil é considerado o principal reservatório da doença em áreas urbanas.