Mesário - Quinta-feira, 21 de Março de 2024

TÍTULO DE ELEITOR

O título de eleitor é fundamental para exercer o direito ao voto no Brasil. Se você tem ou completará 16 anos até o primeiro turno das eleições, em 06/10, já pode votar.

Para obter seu primeiro título, acesse o site do TRE-SP (www.tre-sp.jus.br) e faça o procedimento online ou vá ao cartório eleitoral. Lembre-se: é importante agendar antes pelo mesmo site.

Documentos necessários para tirar o título:

- Documento oficial de identificação com foto (não vale CNH);

- Comprovante de residência atual;

- Comprovante de quitação militar ou certificado de reservista (somente para eleitores do gênero masculino no ano em que completarem 19 anos);

- Selfie segurando o documento oficial de identificação (em caso de atendimento on-line).

Se optar pelo atendimento online, não é preciso imprimir o título. Basta baixar o aplicativo e-Título, que oferece a versão digital, permitindo consultar o local de votação, justificar votos, entre outras funcionalidades, disponível para iOS e Android.

Fique atento: o voto é obrigatório para maiores de 18 anos.